Institucional
Ouvir
Compartilhar
    Institucional

O Instituto Sociocultural, Ambiental Tecnológico de Projetos de Economia Solidária –IPÊS, fundado em 04 de maio de 2003, na Região Administrativa de São Sebastião, Brasília – DF, à época  denominado; Instituto Arthur  Andrade – IAA,  nasceu com o objetivo de atuar no desenvolvimento econômico, social, cultural, ambiental e tecnológico,  por meio de iniciativas próprias e parcerias com instituições público privadas, tendo como foco crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Em janeiro de 2011, o instituto passou por reformulação e atualização estatutária. Pessoas com experiência em projetos na área de economia solidária, especialmente com associações e cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, vieram agregar o corpo técnico desta instituição, o que proporcionou o desenvolvimento de inúmeros projetos que fazem parte da história desta instituição.

Em 2015, o IAA recebeu a nomenclatura pela qual é conhecido atualmente, a saber, Instituto Sociocultural, Ambiental Tecnológico de Projetos de Economia Solidária –IPÊS.

Temos como missão o desenvolvimento de iniciativas sociais com foco no desenvolvimento local e territorial de forma democrática e participativa, nossa linha de atuação se concentra em: Promover o desenvolvimento local e territorial por intermédio do fomento a cultura empreendedora; Geração de trabalho e renda por meio do assessoramento técnico e formação de empreendimentos econômicos solidários e Inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Para tanto, ao longo dos anos o Instituto IPÊS implementou inúmeras iniciativas, tais como: Inauguração do Fórum de São Sebastião com Instituto de Tecnologia Social; Concurso de literatura – texto, poesia, contos e crônicas intitulados “Cem anos de Machado de Assis”; criação da Biblioteca Alan Viggiano; Sala de Educação Digital; construção do auditório Rosana Moraes; diversos cursos de culinária; cabeleireiro; teatro; música, dentre outros.

Além disso, o Instituto IPÊS consolidou, ainda, alguns convênios/contratos/projetos, a saber, 1. Projeto Arranjo Produtivo Local; 2. Geração de Renda para População em Situação de Rua do Distrito Federal; 3. 12º Festival Lixo e Cidadania; 4. Agentes de Mobilização Ambiental; 5. Cadeia dos Resíduos Sólidos – Elaboração de Referencial Metodológico; 5. Observatório de Oportunidades de Negócios para Economia Solidária no Distrito Federal; 6. Mobilização de Catadores para Coleta Seletiva no Distrito Federal; 7. Incubadora de Redes de Economia Solidária – Solidária II; 8. Cataforte II.

A estes, soma-se os projetos atualmente em desenvolvimento pelo Instituto IPÊS, a saber, o Termo de Cooperação 04/2017, que atende a População em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social do Distrito Federal – SEAS e o Termo de Fomento 03/2020 – Serviço de Acolhimento em República LGBTQIA+.